Ernesto Araújo pede demissão do cargo de ministro das Relações Exteriores

O chanceler vinha sofrendo críticas de parlamentares por falhas nas relações diplomáticas, atrapalhando assim, a obtenção de vacinas contra a covid-19

Por: Caroline Ripani | 29 março - 12:24

Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores pediu demissão do cargo durante encontro com presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (29). Ao ser convocado por Bolsonaro, o chanceler cancelou a reunião que realizaria hoje com seus secretários.

Araújo vinha sofrendo pressão dos parlamentares, que o criticaram por falhas nas relações diplomáticas, atrapalhando assim, a obtenção de vacinas contra a covid-19

Ernesto Araújo, ex ministro das Relações Exteriores

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A situação de Araújo no Itamaraty se complicou ainda mais no último final de semana, quando o ministro, por meio do Twitter, afirmou que a senadora Kátia Abreu (PP-TO), cobrou o apoio dele em relação à tecnologia chinesa 5G. Pressupondo que o interesse do Congresso era apenas nisso, e não nas vacinas contra o novo coronavírus.

Segundo senadores, a fala de Araújo foi um tentativa de desviar o foco da pressão por sua demissão do cargo.

Kátia Abreu respondeu o ministro dizendo que “é uma violência resumir três horas de um encontro institucional a um tuíte que falta com a verdade”. A senadora ainda classificou Araújo como “a face de um marginal”.

Ainda nesta segunda, Alessandro Vieira e Randolfe Rodrigues iriam apresentar ao Supremo Tribunal Federal um pedido de impeachment contra Araújo.

A lista de candidatos para ocupar o cargo nas Relações Exteriores inclui nomes como Nestor Foster, representante do Brasil nos Estados Unidos; Luiz Fernando Serra, embaixador na França; e Maria Nazareth Farani Azevêdo, cônsul-geral do país em Nova York.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Em reunião com Bolsonaro, Pacheco critica Ernesto Araújo; presidente “apenas ouviu”

Sem participação de Ernesto Araújo, Aécio e Kátia Abreu pedem ajuda à OMS para adquirir vacinas

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você