Em entrevista, Bolsonaro afirma possibilidade de fabricação da vacina Sputnik no Brasil

O presidente disse também que equipe do governo irá visitar fábrica da vacina

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 06 abril - 15:40

Nesta terça-feira (6) em uma entrevista para a CNN Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que em breve, uma equipe do governo deve viajar para a Rússia, para visitar uma fábrica da vacina contra a covid-19 Sputnik-V. Uma reunião deve acontecer amanhã (7) para decidir detalhes da inspeção. 

No dia 12 de março, o governo brasileiro assinou um contrato que garantia 10 milhões de doses do imunizante russo, que segundo o cronograma devem ser entregues até o mês de junho. Na entrevista, Bolsonaro também comentou sobre a possibilidade de o Brasil fabricar diretamente a vacina russa. 

Foto: Reprodução

“Há uma grande possibilidade de o Brasil fabricar a Sputnik V. O Brasil avançou na negociação, sem intermediário. A negociação é entre o governo brasileiro e o governo russo.” disse o presidente. 

No dia 27 de março, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu os prazos de análise do novo pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V, da Rússia. Segundo a agência, isso aconteceu porque não foram apresentados documentos importantes para a análise.

O presidente deve fazer uma ligação com Putin nesta terça-feira (6) para tratar sobre a  vacina russa. De acordo com os auxiliares do governo , a ligação será um gesto “no mais alto nível diplomático” para tentar resolver o impasse que impede a liberação do imunizante pela Anvisa.

Demanda da vacina

No dia 15 de março,  o porta-voz da presidência da Rússia, Dmitry Peskov, declarou em uma coletiva, que a demanda pela vacina Sputnik V, desenvolvida no país, é maior que a capacidade de produção.

O uso do imunizante russo já foi autorizado em 51 países, além da Rússia, podendo ser aplicado em 1,3 bilhão de pessoas.

LEIA MAIS

Rússia faz parceria para produzir 200 milhões de doses da Sputnik V

Amazonas negocia a compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você