Dino chamou de ilógica ação de Bolsonaro contra governadores

A ação pede a suspensão das restrições devido à pandemia do coronavírus em Estados

Por: Larissa Placca | 19 março - 19:43

Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, afirmou ser ilógica a ação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no STF (Supremo Tribunal Federal) contra os governadores da Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A ação pede a suspensão das restrições devido à pandemia do coronavírus em Estados. No início do mês, o STF decidiu prorrogar lei que autoriza governadores e prefeitos a determinarem medidas próprias contra a Covid-19.

governador flavio dino discursando

Foto: Agência Brasil/Divulgação

Para Dino, o pedido mostra que Bolsonaro é “melhor amigo” do vírus.

“O presidente tem sido irresponsável desde o início. Bolsonaro é o melhor amigo e aliado do coronavírus no Brasil. Agora ele resolveu, em vez de combater o coronavírus, combater os governadores”, disse Dino.

Dino disse ainda “estamos por intermédio desse documento, em vez de ser amigo do coronavírus, seja amigo da população que precisa vencer essa doença”, completou.

Assista ao vídeo da crítica ao Bolsonaro:

O documento ao qual se refere foi enviado no início do mês, assinado por 21 governadores e debatido com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O documento pede apoio mútuo entre os poderes para três pontos essenciais: expansão da vacinação, mais compras e busca de solidariedade internacional, seguindo as diretrizes do PNI (Plano Nacional de Imunização).

O pronunciamento do governador se deu nesta sexta-feira (19), durante entrevista com jornalistas para anunciar a prorrogação das medidas restritivas no estado.

Nesta sexta-feira, Bolsonaro conversou com o Ministro do STF, Luiz Fux, e pediu atenção à ação. Além disso, o presidente disse que poderá tomar “medidas duras” se o STF não acatar a ação contra as políticas de restrição dos governos e municípios. Leia a matéria completa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Segundo Datafolha 65% dos brasileiros acreditam na piora da economia

Prefeitos ampliam toque de recolher de Campinas para Região Metropolitana

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: