Deputados e governadora criticam o projeto de reabertura das escolas na pandemia

A proposta, que foi adiada para a próxima semana, inclui educação básica e superior como serviço essencial

Por: Aline Bueno Silvestre | 17 abril - 21:29

O Projeto de Lei 5595/20 que proíbe a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia vem sendo criticado por muitas autoridades. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, disse que isso só deveria ocorrer em ambientes seguros.

“Voltar à sala de aula é tudo o que nós queremos, mas essa volta tem de se dar em um ambiente seguro. Quem vai dar o tom da retomada gradual das atividades presenciais são as autoridades sanitárias”, disse Fátima.

Governadora e deputados criticam abertura das escolas

Foto: Reprodução/Pixabay

Pacheco convoca Congresso Nacional para analisar vetos de Bolsonaro; Veja o que será discutido:

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), presidente da Comissão de Educação, solicitou que os secretários estaduais e municipais da Educação mobilizassem parlamentares contra a proposta. Para o deputado Gastão Vieira (Pros-MA), a proposta foi feita para provocar governadores. 

Maria Helena Guimarães Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação, também criticou o projeto de lei. “Não podemos ter uma lei que diga amanhã que todas as escolas têm que reabrir. Isso é impossível em um país de dimensões continentais e tão desigual como o nosso: seja do ponto de vista da contaminação da pandemia, seja do ponto de vista da infraestrutura hospitalar ou das condições socioeconômicas”, disse.

A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) defendeu, em suas redes sociais, a reabertura de escolas e faculdades durante a pandemia, como prevê o projeto. No entanto, após ser criticada, voltou atrás. Leia a matéria completa. 

Após início da votação no Plenário da Câmara, o projeto foi adiado para a próxima semana.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

LEIA MAIS:

Projeto de Lei obriga escolas públicas a enviarem material por via eletrônica aos alunos

Projeto de lei que daria internet grátis a educadores é vetado

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você