Deputado denúncia Bolsonaro por ter “agido de modo intencional ao não enfrentar a pandemia”

Bolsonaro teria escolhido a “imunidade de rebanho”; Entenda o que significa:

Por: Larissa Placca | 30 março - 20:08

O deputado federal Reginaldo Lázaro Lopes (PT-MG), nesta terça-feira (30), apresentou uma notícia-crime contra o presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo o documento, Bolsonaro teria de modo intencional ao não enfrentar a pandemia.

Deputado federal Reginaldo Lázaro Lopes (PT-MG)

Deputado federal Reginaldo Lázaro Lopes (PT-MG); Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação

Para o deputado, as ações do presidente não foram “apenas de conduta simplesmente omissiva e culposa, resultante de eventual imprudência, negligência ou imperícia”.

De acordo com a denúncia, desde o início da pandemia e “de modo consciente e deliberado (com intenção)”, Bolsonaro teria escolhido a “imunidade de rebanho”. Para o deputado, o presidente acreditava que ao deixar que as pessoas se contaminassem seria suficiente para eliminar a covid-19, “o que sempre considerou como uma simples ‘gripezinha'”, justificou.

A peça jurídica é assinada pelos advogados Joelson Dias, Camila Carolina Damasceno Santana, Thyago Mendes e Luísa Santos.

Bolsonaro, segundo denúncia, não deu importância aos inúmeros e às recomendações dos especialistas, fato que levaria ao colapso do sistema de saúde, inclusive aumentando o número de vítimas, como acabou se confirmando, nesta terça-feira (30), 3.780 mortes por covid-19 são registradas em 24h e Brasil bate novo recorde.

A notícia-crime, aponta diversas ações do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia. De acordo com o deputado Reginaldo Lopes, para comprovar, não apenas a omissão dele frente a pandemia, como uma atitude pensada para o não enfrentamento, expondo a população aos riscos da doença.

Como exemplo, ele cita a propaganda de medicamentos com ineficácia comprovada, a recusa na compra de vacinas e negação da crise.

A equipe de Bolsonaro não se pronunciou contra a Notícia-Crime.

O que é Imunidade de Rebanho?

Imunidade de grupo ou efeito rebanho são expressões usadas na infectologia, quando a sociedade chega num nível de infectados e começa a se auto imunizar frente ao agente externo.

O que é uma Notícia-Crime?

É quando ocorre um crime e as autoridades competentes (polícia ou ao Ministério Público) são notificadas para dar início à investigação contra seu autor ou autores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Projeto para ampliar poderes de Bolsonaro durante pandemia é rejeitado e oposição chama de “tentativa de golpe”

Pacheco diz que “reformas ministeriais são comuns” e “enxerga com naturalidade” troca no comando das Forças Armadas

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você