Conselho de Ética afasta Deputado por assédio
Fernando Cury será suspenso por 119 dias; Decisão divide o Conselho
Por: Larissa Placca | 05 março - 22:05
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta sexta-feira (5), votou o caso do deputado Fernando Cury. Cury é acusado de ter assediado a deputada Isa Penna (PSOL).
Através de votação, ficou decidida a suspensão do deputado por 119 dias. Neste tempo, Cury continuará recebendo os benefícios do mandato.

Foto: Divulgação/ Alesp
Agora, após votação do Conselho de Ética, a decisão vai a plenário, que deve decidir se vai acatar a punição total ou parcialmente.
O relator do caso, o deputado Emídio de Souza (PT), defendeu a cassação do mandato de Cury ao invés da suspensão por 6 meses.
Já o deputado Wellington Moura (Republicanos) votou pela “suspensão temporária do exercício do cargo e de vantagens decorrentes do exercício do mandato”. Além disso, Moura criticou em seu twitter a ação gerada pela deputada Isa Penna (PSOL).
A deputada @isapenna tem colocado sua versão de forma maldosa em suas Redes sociais. A verdade é uma só: O relatório pede a punição ao Fernando Cury.
— Wellington Moura (@well10moura) March 5, 2021
Moura usou seu tempo de votação para defender Cury, expondo fotos dele com a família indicando sua integridade.
“Ele é pai, um deputado que é família, que é marido de uma só mulher. O deputado que eu conheço há 6 anos é uma pessoa que ama sua esposa. É um cara carinhoso. Foi excessivo, errou com a Isa Penna, mas é um cara que merece uma segunda chance como todos nós”, disse Moura.
A Deputada Erica Malunguinho (PSOL) criticou os Deputados que votaram pela punição branda e os chamou de machistas. Além disso, Erica usou as redes sociais para desabafar:
Prestes ao 8 de Março, esses mesmos que votaram como sanção de um assédio umas “férias” de 119 dias, são os que oferecem flores.
Levem essas flores p o cortejo fúnebre do machismo!
Queremos equidade e justiça no assédio vivido por @IsaPennaPsol e por todas as mulheres. #8m
— Erica Malunguinho (@malunguinho) March 5, 2021
Os votos a favor da pena menor foram dos deputados Adalberto Freitas (PSL), Wellington Moura (autor do voto), Delegado Olim (PP), Alex Madureira (PSD) e Estevam Galvão (DEM).
Os deputados que votaram pela pena incisiva foram o relator Emídio Souza, a deputada Erica Malunguinho (PSOL), Barros Munhoz (PSDB) e a presidente Maria Lúcia Amaray (PSDB).
A Deputada Isa Penna também se posicionou com relação ao resultado da votação pela punição de Cury.
Fui assediada publicamente pelo deputado Fernando Cury (PPS) em meio à votação do orçamento do Estado na ALESP, na noite de ontem (16), durante a 65ª Sessão Plenária Extraordinária da casa.
— Deputada Isa Penna #VacinaJá (@IsaPennaPsol) December 17, 2020
Em nota, Isa Penna afirmou que “Seguir remunerando um gabinete inteiro, seguir um mandato político. Isso é afago, é um presente. Seguir impune por um assédio”.
O caso ocorreu numa sessão na Casa em dezembro passado, Cury foi acusado de apalpar a psolista na altura dos seios, Isa Penna. A deputada denunciou como assédio e o deputado Fernando Cury nega o crime argumentando que foi na intenção de um “gesto de gentileza” uma sessão que ocorreu.
Assista ao momento da sessão:
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Major Olímpio é internado em UTI com covid-19
SP anuncia “operação de guerra” com retomada de hospital de campanha