Carlos França é convocado para explicar atitude de embaixador que subiu o tom com jornalista francês

Os requerimentos questionam "Qual a orientação deste Ministério das Relações Exteriores para embaixadores brasileiros no exterior"?

Por: Larissa Placca | 14 abril - 23:04

Um pedido será apresentado pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP) para que o novo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, seja convocado para dar explicações sobre entrevistas concedidas pelo embaixador do Brasil em Paris, Luis Fernando Serra.

Carlos será cobrado de esclarecimentos sobre instruções a seus embaixadores. Luis Fernando Serra será convidado, também, para se explicar em diferentes comissões na Câmara dos Deputados

O novo chanceler Carlos França em pronunciamento

O novo chanceler Carlos França em pronunciamento; Foto: Ministério das Relações Exteriores/Divulgação

Numa entrevista desta terça-feira (14), o embaixador do Brasil na França, Luis Fernando Serra, afirmou à imprensa em Paris que a culpa por hospitais desbordados hoje no país é da falta de investimentos da esquerda em saúde.

Ao ser questionado ao vivo pelos dados de mortes no Brasil e diante do comentário de um jornalista francês dizendo que existe uma percepção na França de que o presidente Jair Bolsonaro “não faz muita coisa” para lidar com a pandemia, o embaixador subiu o tom:

“Ah, você acha que ele faz pouca coisa? Então vou te dizer uma coisa: o Brasil é o quarto, quinto país do mundo que mais vacinou. Você sabia disso? Fale isso, fale isso!”, afirmou o diplomata, arregalando os olhos. “O presidente vacinou 30 milhões de brasileiros.”

“E, por conta desse dado, nós somos o quinto país que mais vacinou, depois dos EUA, China, Índia e Reino Unido. Você não acha que esse é um bom resultado?”, disse.

Os requerimentos questionam “Qual a orientação deste Ministério das Relações Exteriores para embaixadores brasileiros no exterior sobre manifestações públicas a respeito do enfrentamento à pandemia no Brasil?”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Plenário do STF confirma decisão de Barroso que determinou instalação da CPI da Covid

Jovens e menos escolarizados foram mais afetados pela pandemia, segundo Ipea

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você