Arquivado o inquérito sobre envolvimento de Aécio Neves em corrupção

Gilmar Mendes decidiu arquivar inquérito após PGR dizer não ter encontrado provas o suficiente para seguir com denúncia

Por: Maria de Toledo Leite | 22 março - 16:27

Nesta segunda-feira (22), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, arquivou o inquérito que investigava o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) por estar relacionado com supostos casos de corrupção. O deputado era acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, suspeito de ter recebido vantagens vindas de empresas contratadas por Furnas Centrais Elétricas S/A.

Essa era uma investigação que surgiu da Operação Lava Jato. O deputado foi acusado de receber propina vinda de dinheiro desviado em contratos de Furnas com outras empresas. O intermediário disso teria sido o ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo.

Gilmar Mendes falando

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Mendes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alegava que não existiam elementos o suficiente para seguir com a denúnia ao deputado. A PGR ainda disse que, por mais que houvesse contas bancárias sob o nome de familiares do parlamentar, não foram encontradas provas sobre o recebimento da propina.

Segundo o ministro do STF, Aécio Neves foi vítima de “abusos”, mas que a possibilidade do caso ser reaberto se aparecerem novos elementos ainda existe. Do outro lado, a defesa de Neves diz que esses “abusos” e a imagem do deputado não serão remendados pelo arquivamento.

O que é um inquérito?

Um inquérito policial é uma investigação feita pela polícia civil que tem como principal objetivo investigar as infrações proibidas por lei (penais) e ir atrás de elementos necessários para a formulação de provas sobre a autoria e existencial real de um crime. O inquérito é muito importante para manter a privacidade e preservar a dignidade de quem está sendo investigado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

OCDE cria grupo especial para analisar corrupção no Brasil

Gilmar Mendes estipula multa de R$ 200 mil pela condução de Moro no julgamento de Lula

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você