Senado aprova incentivo privado para leitos do SUS 

O senador Alessandro Vieira afirmou "estamos todos na mesma trincheira da vida"

Por: Larissa Placca | 30 março - 19:46

O Plenário do Senado Federal votou, nesta terça-feira (30), o PL 1010/21, que propõe incentivo fiscal no Imposto de Renda à empresa ou pessoa física que contratar na rede privada leito clínico ou de UTI para uso do Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto já foi debatido e aprovado na Câmara dos Deputados na última semana.

Debate do PL de incentivos fiscais, nesta terça-feira (30)

Debate do PL de incentivos fiscais, nesta terça-feira (30); Foto: Agência Senado/Divulgação

Até agora, os senadores comentaram a importância da aprovação do texto que, segundo eles apresenta pontos que podem ser melhorados, porém, que não há tempo hábil para as modificações porque “brasileiros continuam morrendo” na fila dos leitos.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania – SE), em seu pronunciamento, afirmou “estamos todos na mesma trincheira da vida”. Ele ainda afirma que os vários comentários dos colegas, criticando os pontos do projeto, não encontraram respostas ao texto feito.

O Senador Carlos Portinho (PL) pediu a retirada de pauta do projeto, devido a impasses dentro do texto. A maioria das críticas são da suspensão de cirurgias eletivas para aumentar o número de leitos.

Senador Weverton (PDT-MA) afirma “vale lembrar que um leito de UTI custa 300 mil reais a média, fora os profissionais necessários” para dar os cuidados.

Os Senadores estão realizando a votação simbólica do texto, muitos senadores pediram para parar a votação. Se o Senado deseja fazer alterações ao texto, enviado pela Câmara, o novo texto deveria voltar para os Deputados. Devido a urgência de leitos, os senadores estão divididos.

O senado votou por manter o texto aprovado pela Câmara. O texto vai para sanção do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

*Última atualização 30/03 às 20h06

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Pacheco diz que “reformas ministeriais são comuns” e “enxerga com naturalidade” troca no comando das Forças Armadas

Nova caravana de imigrantes sai de Honduras em direção aos Estados Unidos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você