Uso de ivermectina para combater covid-19 é desaconselhado por Agência Europeia de Medicamentos

O medicamento, indicado para tratamento contra pragas como piolho, não tem eficácia comprovada contra o vírus

Por: Murilo Amaral Feijó | 22 março - 18:34

Através de um comunicado divulgado nesta segunda-feira (22), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) desaconselhou o uso de ivermectina como tratamento e profilaxia contra a covid-19.

A EMA afirmou que revisou estudos de laboratórios realizados com o medicamento e apontou que “a ivermectina pode bloquear a replicação do SARS-CoV-2 (vírus causador da covid-19), mas em concentrações de ivermectina muito mais altas do que as alcançadas com as doses atualmente autorizadas”.

capsula de remédio

Foto: Reprodução/flickr

No comunicado, também foi alertado que alguns estudos mostraram nenhum benefício do medicamento no combate ao vírus. Concluindo, a EMA afirma que “a evidência atualmente disponível não é suficiente para apoiar o uso de ivermectina para covid-19”.

Segundo a agência, na União Europeia, o medicamento é aprovado para o tratamento de infestações de vermes parasitas. “Os medicamentos com ivermectina não estão autorizados para uso na covid-19 na União Europeia e a EMA não recebeu nenhum pedido para esse uso”, afirmou a EMA.

Por fim, foi destacado que o uso indiscriminado do medicamento pode gerar efeitos colaterais indesejados. No Brasil, o uso da ivermectina como tratamento ou profilaxia causou diversos problemas de fígado em alguns pacientes, incluindo casos com a necessidade de transplante do órgão.

Em fevereiro, a farmacêutica alemã Merck, fabricante do medicamento, alertou que não existe comprovação científica para a recomendação da ivermectina contra o vírus da covid-19.

“TRATAMENTO PRECOCE” EM SOROCABA (SP)

Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Sorocaba, interior de São Paulo, gastou quase R$ 60 mil na compra de medicamentos para o “tratamento precoce” do coronavírus.

Entre os medicamentos, 15 mil unidades de ivermectina foram compradas para a distribuição em Unidades Básicas de Saúde.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

União Europeia aplica sanções contra pessoas envolvidas no golpe em Myanmar

Hospital Municipal da Brasilândia comemora 3 mil altas de pacientes com covid-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você