Revezamento da tocha da Tóquio 2020 começa em Fukushima

Carregamento será feito entre 10 mil corredores e passará por todo território japonês antes dos Jogos

Por: Leonardo Fernandes | 25 março - 07:18

Os Jogos Olímpicos de Tóquio avançaram mais um pouco nesta quinta-feira (25) com o início do revezamento da tocha, que percorrerá todo o território do Japão antes de chegar no Estádio Nacional de Tóquio. Cidadãos japoneses poderão assistir ao percurso enquanto os corredores passam pelas cidades do país, mas não houve presença de público na largada. Cerca de 10 mil corredores levarão a tocha pelo trajeto.

O carregamento da tocha olímpica começou em Fukushima, mais precisamente no complexo esportivo J-Village. O local carrega simbolismo e importância aos cidadãos locais, pois o centro de esportes serviu como base operacional de resgates durante o terremoto e o tsunami que aconteceram na região em 2011; que ocasionaram o acidente nuclear em março do mesmo ano.

Arcos olímpicos em plataforma sobre um rio

Apesar da falta de turistas e sem público na largada da tocha, organizadores seguem otimistas com os torneios. Foto: COI

A preocupação geral com a pandemia de coronavírus fez com que o governo japonês proibisse espectadores no início da corrida, como também no primeiro trecho do trajeto. Contudo, de acordo com a chefe do comitê esportivo da Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, a tocha serve como um símbolo de perseverança para todos. “Esta pequena chama jamais perdeu a esperança, e esperou por este dia como uma flor de cerejeira prestes a desabrochar”, disse Seiko.

O revezamento é visto como um entusiasmo ao público de que os jogos “enfim vão ter um início”. Apesar da apreensão com a usina local de Fukushima (ainda interditada e possível de propagar radiação), e com a falta de turistas, os organizadores seguem animados. “Quando as pessoas virem a paixão dos corredores, acredito que vão atualizar sua imagem em relação ao lugar”, falou Hanae Nojiri, repórter e portador da tocha.

Turistas foram proibidos de frequentar os Jogos, de acordo com protocolo de segurança

Como anunciado na semana passada, o governo japonês e o Comitê barraram a entrada de turistas estrangeiros. As arenas das competições não receberão espectadores além das equipes dos atletas, e voluntários com trabalho especializado para alguns esportes. Haverá reembolso de ingressos, já esclarecido pelos organizadores.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (que ainda recebe este ano na nomenclatura, apesar do adiamento) começam no dia 23 de julho, e vão até dia 8 de agosto. No caso das Paralmpíadas, o evento começará alguns dias depois, em 24 de agosto, e vai até 5 de setembro.

Leia mais notícias:

Fifa realiza sorteio dos grupos de futebol das Olimpíadas de Tóquio em 21 de abril

Miami Heat vai fornecer aos torcedores vacinados contra Covid-19 seção na arena para acompanhar os jogos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você