Putin liga para presidente da Argentina após teste positivo de covid e garante suprimentos da vacina Sputnik

Fernández recebeu as duas doses do imunizante da vacina russa

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 06 abril - 14:48

O presidente da Argentina, Alberto Fernández testou positivo para a covid-19 no dia 3 de março, três dias depois, o presidente russo, Vladimir Putin, lhe telefonou para perguntar pessoalmente sobre seu estado de saúde. Putin também garantiu na ligação que mandará mais vacinas ao país. 

Jair Bolsonaro pretende ligar para Putin para conversar sobre a vacina Sputnik V

Fernández já recebeu duas doses da vacina russa, Sputnik V nos dias 21 de janeiro e 10 de fevereiro. Na conversa, o presidente agradeceu a ajuda russa com a vacina russa que o país vem recebendo e atribuiu ao imunizante russo a amenidade de sua infecção, que se mostrou assintomática

Alberto Fernández sendo imunizado com a vacina Sputnik V – Foto: Reprodução/Redes Sociais

O laboratório da vacina informou por meio das redes sociais que “A Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra infecções e 100% de eficácia contra casos graves. Se a infecção for confirmada, a vacinação garante uma recuperação rápida e sem sintomas graves.”

A imunização do líder argentino fez parte de uma estratégia oficial para defender o uso da vacina russa, que já havia chegado à Argentina semanas antes de ser aprovada para uso em maiores de 60 anos e não havia sido aprovada pelos órgãos sanitários da União Europeia e dos Estados Unidos. 

Na chamada, Putin prometeu que o fornecimento de vacinas vai continuar conforme o que já foi combinado, mas a entrega sofrerá um atraso em relação ao calendário oficial. No domingo (3) chegou em Buenos Aires quase meio milhão de doses da Sputnik V, com essas doses já são ao total 4,5 milhões. 

A ligação também contou com o presidente Vladimir Putin convidando Fernández para visitar a Rússia para “continuar aprofundando a relação entre os países”. 

*Com informações do O Globo

LEIA MAIS

Anvisa suspende prazos de análise de pedido emergencial da Sputnik V

Putin assina lei que lhe permite concorrer a mais dois mandatos presidenciais na Rússia

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

 

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você