Putin assina lei que lhe permite concorrer a mais dois mandatos presidenciais na Rússia

Com a mudança na legislação, o presidente russo pode permanecer no poder até 2036

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 05 abril - 13:47

Nesta segunda-feira (5), o presidente russo, Vladimir Putin, promulgou uma lei que permite que ele concorra a mais dois mandatos, de seis anos, na presidência do país, isso significa que poderá ficar no cargo até 2036, quando terá 83 anos. 

Longe das câmeras, Putin irá se vacinar contra a covid-19 hoje

A lei foi publicada no Diário Oficial do governo e faz parte da regulamentação de mudanças na Constituição propostas por ele e aprovadas no ano passado. 

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Foto: Reprodução/Kremlin

Putin, está no comando da Rússia desde 2000, são ao todo quatro mandatos com um breve intervalo entre os dois últimos e os dois primeiros, onde Dmitri Medvedev assumiu a presidência do país. Putin, em teoria, deveria encerrar seu mandato em 2024.

Antes da reforma constitucional, a lei do país não permitia que um presidente ocupasse o cargo por mais de dois anos consecutivos. Mas, com a mudança na lei assinada hoje, “esta restrição não se aplica aos que ocupam o cargo de chefe de Estado antes da entrada em vigor das alterações na Constituição.” 

A mudança na constituição russa foi votada em abril e abriu espaço para princípios conservadores, como: casamento reservado a heterossexuais, educação patriótica nas escolas e imunidade vitalícia garantida aos ex-presidentes russos. 

O opositor ao governo de Vladimir Putin, Alexei Navalny, está preso e qualificou a mudança no documento como uma “grande mentira”. Segundo dados oficiais, a votação terminou com uma vitória a favor da emenda do presidente, com 77,92% sim.  

LEIA MAIS

Mudanças climáticas: Biden convida Bolsonaro e outros líderes de Estado para reunião

Hospital na Rússia pega fogo e médicos continuam a operar paciente: “Tínhamos que salvar o paciente. “

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você