Nova caravana de imigrantes sai de Honduras em direção aos Estados Unidos

A situação de pobreza em Honduras foi agravada pela pandemia de covid-19

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 30 março - 17:24

Nesta terça-feira (30) um grupo de 400 imigrantes de Honduras saiu da fronteira com a Guatemala, em uma caravana que visa chegar aos Estados Unidos, apesar dos alertas emitidos e medidas anunciadas pelo governo guatemalteco. 

A marcha iniciada às 7 horas pelo horário de Brasília é composta majoritariamente por jovens carregando mochilas e mulheres com crianças. Um dos imigrantes entrevistados pela Agência Efe afirmou que o motivo da partida foi o coronavírus “Vamos porque perdemos tudo, alguns pela pandemia, outros pelas inundações do ano passado”.

Imigrantes rumo aos Estados Unidos

Foto: Reprodução/Twitter

Ontem (29), o governo da Guatemala, país que a caravana vai precisar atravessar para chegar até o México, anunciou um estado de prevenção em 5 dos 22 departamentos do país, o que implica a proibição de reuniões e habilita as forças da ordem para dissolver aglomerações.

O chanceler do México, descartou um aumento no fluxo de imigrantes, apesar de, em fevereiro, 10 mil crianças menores de idade vindas da América Central terem cruzado o país sem documentos. Elas seguiam para os Estados Unidos desacompanhadas.

60% da população de Honduras se encontra em situação de pobreza e essa situação foi agravada pelo impacto econômico sofrido após o fechamento do comércio para evitar a disseminação da covid-19. Ao todo, o país registra 187 mil infecções e 4.585 óbitos.

LEIA MAIS

União Europeia aplica sanções contra pessoas envolvidas no golpe em Myanmar

ONU alerta para aumento da fome aguda no Iêmen, Nigéria e Sudão do Sul

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: