Canal de Suez: Navio Ever Given volta a circular parcialmente

Embarcação bloqueia navegações à 6 dias

Por: Sophia Bernardes | 29 março - 10:33

O navio Ever Given encalhou na última terça-feira (23), em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia que afetou sua visibilidade. Ele bloqueia uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo, forçando empresas a redirecionarem navios, causando longos congestionamentos e prejuízos.

O enorme cargueiro que bloqueia há 6 dias o Canal de Suez, no Egito, voltou a flutuar em partes lentamente. O navio Ever Given, de 400 metros de comprimento, foi redirecionado e liberado da margem onde estava encalhado, de acordo com as autoridades.

Navio Ever Given encalhado no Canal de Suez

Foto: Agência Brasil

A notícia da liberação parcial do navio ampliou o otimismo de que as operações sejam retomadas e levou uma queda no preço do petróleo bruto, visto que parte da distribuição global foi afetada.

Para a operação conseguir liberar a embarcação foram 5 dias, mobilizando retroescavadeiras, equipamentos de dragagem, rebocadores e a retirada parcial do peso da embarcação para tentar facilitar trabalho de engenharia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Entenda os impactos econômicos do Canal de Suez bloqueado por navio gigante

Canal de Suez pode ficar semanas bloqueado após meganavio encalhar

Na madrugada de segunda-feira (29), à medida que a maré subia a embarcação começou a se movimentar, é esperado que a operação avance ao longo do dia.

O tráfego será retomado assim que o navio puder ser movimentado para uma área de espera, segundo a autoridade. Dessa maneira, será preciso inspecionar a estabilidade do canal antes que o fluxo seja retomado.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você