Canadá registra primeiro óbito relacionado à vacina Oxford/AstraZeneca

Autoridades sanitárias do país reiteram que os benefícios do imunizante superam os potenciais riscos atribuídos a ele

Por: Caroline Ripani | 28 abril - 15:47

Autoridades de Saúde canadenses registraram a primeira morte no país por trombose relacionada à vacina contra covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parecia com a biofarmacêutica AstraZeneca.

Em entrevista coletiva, o secretário de Saúde da província de Quebec, Horacio Arruda, admitiu que isto poderia acontecer, apesar de se tratar de algo “muito incomum”. “O risco é de um a cada 100 mil casos”, disse Arruda.

Vacinados com a vacina da AstraZeneca devem receber a segunda dose de outra imunizante

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O óbito registrado foi o de uma mulher de 54 anos que teve trombose cerebral após receber a vacina, e acabou morrendo no Hospital Universitário McGill, em Montreal. Em nota, o centro médico declarou que o óbito está “possivelmente ligado à vacina de Oxford”, e que aguarda o resultado de testes para confirmar ou não a conexão.

Em 17 de abril o Canadá divulgou o segundo caso de coágulos sanguíneos relacionados ao imunizante em uma semana. Embora algumas províncias tenham limitado o uso do produto para certas faixas etárias, o Ministério de Saúde canadense autorizou a aplicação da Oxford/AstraZeneca em todos os maiores de 18 anos.

Autoridades sanitárias do país reiteram que os benefícios da vacina superam os potenciais riscos atribuídos a ela. Na última sexta-feira (23), o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e a esposa Sophie Grégoire, receberam a primeira dose do imunizante produzido pela AstraZeneca.

*Com informações da EFE.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Vacinados com 1ª dose da Oxford/AstraZeneca que tiverem trombose devem receber 2ª aplicação de outro imunizante

Oxford/AstraZeneca: Anvisa pede que casos de coágulos sejam incluídos na bula da vacina

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você