Biden espera poder compartilhar estoque de vacinas com países mais pobres

O governo americano já fechou acordo com o México e Canadá, e irá enviar 4 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca

Por: Caroline Ripani | 07 abril - 16:04

Na última terça-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou esperar que o governo norte-americano possa compartilhar parte de seu estoque de vacinas contra covid com outros países “antes do final do verão – o que, no hemisfério norte, equivale à setembro.

Em um evento realizado na Casa Branca, Biden declarou: “minha esperança é que, antes do fim do verão, falarei com vocês que já temos acesso a mais vacinas do que precisamos para cuidar de cada americano e que vamos ajudar outros países, países pobres”.

Joe Biden falando em microfone

Foto: Reprodução/Flickr

“Até que essa vacina esteja disponível em todo o mundo e estejamos vencendo o vírus em outras nações, não estaremos completamente seguros”, completou Biden.

O governo americano já fechou acordo com o México e Canadá, e irá enviar 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Entretanto, os pedidos de outros países ainda não foram respondidos publicamente pela Casa Branca.

Os Estados Unidos adquiriam muito mais doses de imunizantes do que o necessário e, segundo especialistas, tal medida pode acabar dificultando o acesso à vacinas por países com menos recursos.

De acordo com a Casa Branca, o acumulo de doses é uma forma do país se preparar para possíveis imprevistos, como problemas de fabricação.

*Com informações da EFE.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Relação com o Brasil é “muito, muito importante” para os EUA, segundo secretário de Estado de Biden

Biden afirma que 90% dos adultos americanos estarão aptos à vacinação contra a covid-19 em abril

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você