Biden conversa com Putin e pede para que tensões na Ucrânia seja reduzida

Os líderes conversaram pelo telefone e Biden sugeriu um encontro entre os dois

Por: Maria de Toledo Leite | 13 abril - 18:29

Nesta terça-feira (13), o presidente dos EUA, Joe Biden, teve uma conversa com o líder russo, Vladmir Putin, pelo telefone e pediu para que ele reduzisse as tensões crescentes com a Ucrânia. Biden também propôs uma cúpula entre os dois e um terceiro país.

Segundo a Casa Branca, na ligação o presidente norte-americano expressou a preocupação da nação com a quantidade de militares russos na Crimeia e nas fronteiras da Ucrânia.

Putin segurando uma folha de papel com a mão esquerda e mexendo a mão direita

Foto: Kremlin

Em um comunicado foi dito que o objetivo de Biden é construir uma relação estável e previsível com a Rússia em relação aos interesses dos Estados Unidos. O presidente dos EUA também propôs uma cúpula em um terceiro país nos próximos meses para que fossem discutidos os problemas entre as duas nações.

Em 2018, o ex-presidente norte-americano, Donald Trump, se encontrou com Putin na Finlândia. O evento gerou críticas e comentários diversos, após Trump ter parecido aceitar as negações do líder russo sobre a interferência eleitoria de Moscou em 2016.

Tensões na Ucrânia

A Ucrânia enfrenta uma tensão constante desde 2014, quando Moscou anexou a Crimeia. O motivo dessas tensões é a luta contra separatistas pró-russos no leste do país. A capital, Kiev, e seus aliados ocidentais acusam a Rússia de enviar tropas militares e armas para apoiar os separatistas, o que Moscou nega. O conflito já deixou mais de 13.000 mortos.

Segundo os Estados Unidos, o número de tropas russas é o mais alto desde 2014. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) afirmou nesta terça (13) que a Rússia precisa encerrar mobilização militar na Ucrânia, ao que a nação respondeu anunciando “exercícios de treinamento” na área.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Biden deve tirar tropas norte-americanas do Afeganistão até 11 de setembro

Jair Bolsonaro pretende ligar para Putin para conversar sobre a vacina Sputnik V

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você