Secretária de Educação Básica do MEC pede demissão

O cargo é considerado um dos mais importantes da Pasta

Por: Murilo Amaral Feijó | 29 março - 17:04

Izabel Lima Pessoa, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), pediu demissão do cargo, nesta segunda-feira (29). Ela alegou motivos de “ordem pessoal”, após perder o marido recentemente para a covid-19.

A informação não foi oficializada, até o momento, mas foi confirmada por um assessor de comunicação do Ministério. Izabel assumiu o cargo em agosto de 2020, assim que o ministro Milton Ribeiro assumiu o MEC.

Izabel Lima Pessoa, secretária de Educação Básica

Foto: Reprodução/Twitter

O cargo de Pessoa é um dos mais importantes do Ministério, sendo responsável principalmente pelas políticas de educação infantil, ensino fundamental e médio.

A causa da exoneração da secretária do cargo, além dos impasses pessoais, foi o atrito gerado dentro do MEC com integrantes da “ala ideológica do governo”, como o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim.

Essa é a 5ª mudança no cargo, desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Pessoa assumiu a Secretaria substituindo Ilona Becskeházy. Agora, o cargo deve ser assumido pelo atual secretário-adjunto da Educação Básica, Mauro Luiz Rabelo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Ministro da Defesa anuncia que sairá do cargo

Ernesto Araújo pede demissão do cargo de ministro das Relações Exteriores

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: