Ministro da Educação diz que realização do Saeb não está garantido para 2021

Segundo o ministro, prova que ajuda a orientar políticas educacionais brasileiras ainda não está garantida para este ano

Por: Maria de Toledo Leite | 31 março - 17:06

Durante reunião da Comissão de Educação na Câmara, nesta quarta-feira (31), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou querer mais controle sobre o Inep, alegando que o órgão tem uma independência indevida, sobre a qual o ministro não concorda.

O ministro fez a declaração após ter sido questionado sobre o possível cancelamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, que também é responsabilidade do Inep.

Saiba quais são os Órgãos Públicos brasileiros e entenda suas funções

Presidente do Inep sentado em frente ao microfone e com um painel verde atrás, escrito "Inep"

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No entanto, em sua primeira resposta, Milton Ribeiro não deixou claro qual será o destino da prova, apenas afirmou seu desejo por mais controle sobre o trabalho do Inep.

Já algumas horas depois, o ministro disse que poderiam existir alguns impedimentos técnicos para que o Saeb ocorresse, mas que ainda não há nenhuma definição sobre o assunto e que em breve mais coisas serão divulgadas. Ele também afirmou que passará a valer uma lei definindo que no mínimo 80% dos alunos matriculados na escola deverão participar para que o resultado seja considerado.

Inep

Inep é a sigla do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é responsável pela organização do Enem, a maior prova do país.  O Inep é vinculado ao MEC e é encarregado das estatísticas, availações e provas.

Saeb

O Saeb é uma prova que acontece a cada dois anos e avalia o nível de conhecimento dos alunos de escolas públicas e privadas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. A finalidade dos resultados dessa prova é melhorar a educação brasileira, fazendo novas políticas que se encaixem nas circunstâncias.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Secretária de Educação Básica do MEC pede demissão

Enem 2020 tem 28 redações nota mil

Enem 2020: após notas divulgadas, candidatos relatam problemas no site

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você