Três maiores estatais já perderam quase R$ 100 bilhões em valor de mercado neste ano
Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil sofrem quedas na Bolsa
Por: Marina Correa de Genaro | 27 março - 15:55
O levantamento realizado pela provedora de informações financeiras, Economatica, monitorou o desempenho das ações da Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil. As três principais estatais do país já perderam quase R$ 100 bilhões em valor de mercado apenas neste ano.
As estatais têm história em comum desde o início de 2021, elas passaram por trocas no comando em meio às incertezas sobre o futuro dos negócios. As três companhias tiveram desempenho pior que o de rivais do mesmo setor no mercado acionário.

Foto: Rodrigo
Segundo analistas, a performance negativa das empresas é um sinal de que o mercado vê cada vez mais distante a agenda liberal prometida por Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018.
A troca mais traumática no comando em 2021, foi feita na Petrobras, quando o presidente Jair Bolsonaro decidiu indicar o general Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco no comando da petroleira.
No último dia 18, André Brandão renunciou ao cargo de presidente do Banco do Brasil e em seu lugar, o governo indicou Fausto de Andrade Ribeiro, funcionário de carreira da empresa.
Já na Eletrobras, a saída de Wilson Ferreira foi justificada por razões pessoais. O governo indicou Rodrigo Limp Nascimento para o cargo.
LEIA MAIS:
Senadores do PT pedem ao TCU avaliação das contas de Bolsonaro, Pazuello e Braga Neto
Deputada acusa PEC Emergencial de ter “objetivo de penalizar servidores” e promover arrocho fiscal