Três maiores estatais já perderam quase R$ 100 bilhões em valor de mercado neste ano

Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil sofrem quedas na Bolsa

Por: Marina Correa de Genaro | 27 março - 15:55

O levantamento realizado pela provedora de informações financeiras, Economatica, monitorou o desempenho das ações da Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil. As três principais estatais do país já perderam quase R$ 100 bilhões em valor de mercado apenas neste ano.

As estatais têm história em comum desde o início de 2021, elas passaram por trocas no comando em meio às incertezas sobre o futuro dos negócios. As três companhias tiveram desempenho pior que o de rivais do mesmo setor no mercado acionário.

Notas de 50 reais

Foto: Rodrigo

Segundo analistas, a performance negativa das empresas é um sinal de que o mercado vê cada vez mais distante a agenda liberal prometida por Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018.

A troca mais traumática no comando em 2021, foi feita na Petrobras, quando o presidente Jair Bolsonaro decidiu indicar o general Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco no comando da petroleira.

No último dia 18, André Brandão renunciou ao cargo de presidente do Banco do Brasil e em seu lugar, o governo indicou Fausto de Andrade Ribeiro, funcionário de carreira da empresa.

Já na Eletrobras, a saída de Wilson Ferreira foi justificada por razões pessoais. O governo indicou Rodrigo Limp Nascimento para o cargo.

LEIA MAIS: 

Senadores do PT pedem ao TCU avaliação das contas de Bolsonaro, Pazuello e Braga Neto

Deputada acusa PEC Emergencial de ter “objetivo de penalizar servidores” e promover arrocho fiscal

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você