Puxado pelo e-commerce, consumo de vinho no Brasil tem alta de 18% em 2020

Variação percentual do país foi a maior entre os países associados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho no ano passado

Por: Marina Correa de Genaro | 20 abril - 16:25

De acordo com a maior autoridade no setor, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o consumo do vinho obteve um aumento de 18,4% em 2020 no Brasil.

O país passou de aproximadamente 360 milhões de litros para 430 milhões de litros entre o ano de 2019 e 2020. O aumento foi o maior entre os países associados da entidade, mesmo que o brasileiro ainda não seja destaque no mercado mundial.

Taça de vinho

Foto: João Barbosa

Em 2020, o brasileiro bebeu, em média, 2,6 litros de vinho por ano. Em 2019, esse número era de 2 litros ao ano por pessoa. A métrica da OIV considera como adultos os maiores de 15 anos.

O número ainda é baixo comparado com países tradicionais no mercado de vinhos. Os líderes no consumo per capita continuam sendo Portugal, Itália e França.

Foi divulgado também pela OIV que o consumo global de vinho chegou em 23,4 bilhões de litros. Em relação a 2019, houve queda de 3% no ano passado, puxado pela redução do consumo na China.

A tendência em 2021 é que os números sejam menos expressivos por conta do agravamento da crise econômica causada pela Covid-19.

Os altos preços, o clima quente, a dificuldade de importação e uma produção incipiente são fatores que sempre afastaram o Brasil de se tornar uma grande referência no mercado mundial até aqui.

E-commerce

A finalidade principal do e-commerce é permitir que o consumidor faça compras de maneira rápida e fácil, recebendo o produto em casa sem a necessidade de se deslocar a uma loja física.

LEIA MAIS

Um ano após anúncio da compra, Prefeitura de SP diz que deve concluir entrega de tablets para alunos em agosto

Bolsonaro nomeia presidente e sete diretores para mandatos fixos no Banco Central

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você