Presidente do BC diz que é difícil conter a inflação sem consolidação fiscal

Presidente do Banco Central também aprovará que pagamentos sejam feitos pelo WhatsApp no Brasil

Por: Maria de Toledo Leite | 30 março - 20:25

Durante um evento nesta terça-feira (30), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que o Brasil é um dos países mais endividados do mundo, vindo atrás apenas da Angola e da Líbia. Campos Neto também chamou atenção para a necessidade de um plano de consolidação fiscal, para que a política monetária possa ter eficiência.

Na última semana, a taxa de juros foi elevada pela primeira vez desde 2015, sofrendo as pressões da inflação. A nova taxa (2,75%) reflete o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que chegou a 5,02%.

Saiba quais são os Órgãos Públicos brasileiros e entenda suas funções

Presidente do Banco Central falando e gesticulando com a mão esquerda

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para o presidente do BC, a inflação é mais intensa, mas que sua alta tende a ser temporária. Ao subir o juro para 2,75% ao ano em março, foi observado pelo órgão que um movimento mais forte pode acabar gerando um crescimento total menor.

A estimativa feita pelo mercado é que BC continue subindo a taxa nos próximos meses, e atinja 5% ao ano no fim de 2021 e 6% ao ano no fechamento do ano que vem.

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

Essa é a referência usada pelo governo para definir a meta de inflação do país.

O IPCA é calculado mensalmente e informa quanto aumentaram ou diminuíram os preços dos produtos consumidos pelos brasileiros durante certo período de tempo. Por exemplo, quando se diz que o IPCA subiu 5,02% em 2021, significa que ao longo desse ano os bens e serviços tiveram um aumento médio de preços em 5,02%.

Pagamentos via WhatsApp

Para Campos Neto, o que vai ser importante em termos de inovação financeira será juntar a ferramenta de mensagens, geração de conteúdo e sistemas de pagamento. O presidente ainda disse que vê um “casamento” entre as redes sociais e o mundo financeiro.

No último mês, foi divulgado pelo WhatsApp que uma conversa entre a empresa e o Banco Central para ser implementado um sistema de transações no aplicativo estava em andamento.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Prévia da inflação para o mês de março tem maior alta em seis anos

Senadores do PT pedem ao TCU avaliação das contas de Bolsonaro, Pazuello e Braga Neto

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você