PIB do Brasil tem maior queda em 30 anos

Desempenho da economia diminui por conta da pandemia

Por: Bianca Antunes | 03 março - 15:25

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro caiu 4,1% em 2020, na comparação com 2019. A queda interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, em que o PIB acumulou alta de 4,6%. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica).

O PIB é soma dos bens e serviços finais produzidos no país, que totalizou R$ 7,4 trilhões no ano passado. Por outro lado, a agropecuária cresceu, somando 2,0% no ano.

Governo de São Paulo anuncia fase vermelha no estado

Foto: iStock

LEIA MAIS:

Valor do auxílio emergencial ainda é indefinido

Estado de SP tem 468 mortes por Covid-19 nesta terça-feira

O consumo das famílias despencou 5,5% de toda a série atual d0 PIB, iniciada 1996. O tombo foi pressionado principalmente pelo impacto da pandemia sobre o mercado de trabalho. Apesar disso, os auxílios do governo às famílias barrou uma queda mais intensa, fazendo parte da composição da renda de parte dos brasileiros, e consequentemente estimulando o consumo.

Já o setor de serviços, responsável por cerca de 70% da economia brasileira, foi o mais afetado pelas medidas restritivas no país. Em Outras atividades de serviço a queda representou 12,1%, sendo as categorias de atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados e as atividades imobiliárias as únicas que representaram crescimento.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você