Pequenas empresas lideraram geração de empregos em janeiro

As MPE foram responsáveis por mais de 190 mil vagas, número maior do que as grandes empresas

Por: Leonardo Fernandes | 19 março - 08:41

As micro e pequenas empresas assumiram o cenário da geração de trabalho no início de 2021. De acordo com relatório feito pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as MPE colaboraram para a criação de aproximadamente 195,6 mil postos de trabalho. Isso é mais do que as médias e grandes empresas geraram no mesmo período, que juntas somaram 41.604 empregos no saldo de contratações e demissões.

As vagas advindas das empresas de pequeno porte corresponderam a 75% do total de janeiro, que foi de 260.353 empregos. A marca é o dobro do atingido no mesmo período de 2020. O relatório foi moldado a partir de dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

De todas as mais de 260 mil vagas geradas em janeiro, 75% vieram das micro e pequenas empresas. Foto: Divulgação/Agência Brasil

Como informado pelo SEBRAE, janeiro foi o sétimo mês consecutivo de liderança das MPE na geração de vagas. Nos últimos seis meses, os pequenos negócios foram responsáveis por 1,1 milhão de empregos; bem acima das grandes empresas no mercado, que geraram 385,5 mil. Os setores de serviços e indústria estão entre os mais beneficiados.

No caso do comércio, a diferença entre pequeno e grande porte foi ainda maior. As micro e pequenas empresas tiveram saldo positivo de 27,4 mil vagas, enquanto as médias e grandes apresentaram saldo negativo de 21,3 mil vagas em relação às demissões do setor.

Sobre as regiões do Brasil que constam nos números, o Centro-Oeste, o Sul e o Nordeste demonstraram as maiores quantidades de vagas geradas. Dentre os estados, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, Roraima e Rio Grande do Norte geraram mais empregos.

As regiões Nordeste e Sudeste ficaram no fim da lista. Estados como São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e Rio de Janeiro geraram apenas sete novas vagas a cada mil empregos.

Veja o relatório completo abaixo:

Leia mais notícias:

Caixa irá abrir 400 agências e negocia folha de pagamentos

Governo quer reduzir valor do seguro-desemprego

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você