Pandemia: Governo estuda aumentar pedágio para compensar queda do movimento

Rodovias com perfil turístico e que ligam grandes cidades são as que devem ter aumentos mais expressivos

Por: Marina Correa de Genaro | 20 abril - 13:02

O preço do pedágio das rodovias federais pode subir em breve. De acordo com estudos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a medida é uma maneira de compensar as concessionárias pelos prejuízos causados desde o início da pandemia.

Rodovias com perfil turístico e que ligam grandes cidades são as que devem ter aumentos mais expressivos, já que foram as que tiveram queda mais acentuada do movimento.

Pedágio

Foto: Ana Perugini

Segundo dados da ANTT, a pandemia e as medidas de restrição à circulação derrubaram o movimento nas principais rodovias concedidas ao setor privado. Com isso, a arrecadação de tarifas de pedágio sofreu desfalque e as concessionárias cobram revisão dos contratos para compensar a queda das receitas.

A revisão extraordinária das tarifas de pedágio é a solução sugerida pela ANTT em uma minuta que será analisada em audiência pública que começa nesta quinta-feira (22).

O aumento das tarifas é o modo de devolver o equilíbrio financeiro das concessionárias de rodovias e assim, permitir que as empresas tenham o retorno financeiro prometido no contrato de concessão ao setor privado.

A concessionária que mais sofreu foi a CRT, que administra a rodovia RIO-Petrópolis, onde o tráfego caiu 16,4%. Em seguida, aparecem a Ecoponte com queda de 15,6% e a Concer com 14,8%.

Já na Dutra, entre São Paulo e Rio, o movimento diminuiu 9,3%.

A metodologia usada pela ANTT calcula o impacto da pandemia sobre o movimento das praças de pedágio na comparação com um cenário hipotético sem Covid-19.

O diretor-presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias, Marco Aurélio Barcelos, defende a revisão dos valores como forma de assegurar a qualidade dos serviços.

A ABCR calcula que apenas entre abril e junho, as concessionárias perderam cerca de R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 354 milhões nas rodovias federais e R$ 778 milhões nas rodovias estaduais paulistas.

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