Novo golpe pede para que idosos façam ‘prova de vida’ do INSS por WhatsApp
O INSS alerta que nunca entra em contato por telefone ou aplicativos de mensagem
Por: Sophia Bernardes | 23 março - 13:12
Um novo golpe foi descoberto usando o nome do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os golpistas pedem que aposentados e pensionistas façam a prova de vida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
De acordo com o INSS, os criminosos ligam ou enviam uma mensagem pelo WhatsApp pedindo que a vítima envie uma foto de algum documento com foto para concluir o processo.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O INSS alerta que não entram em contato por telefone, SMS, nem aplicativos de mensagem. O Instituto instruiu que em casos de tentativa de golpe, nunca passar nenhum tipo de informação. O procedimento recomendado é desligar imediatamente o telefone e parar de responder o contato via mensagem de texto, se possível bloquear o número.
No mês de fevereiro, foi anunciado pelo INSS junto com o Ministério da Economia a prova de vida através da biometria facial como medida de evitar a visita presencial de idosos nas agências em meio a pandemia.
Para utilizar essa tecnologia, o beneficiário precisa baixar o aplicativo “Meu gov.br” (disponível para Android ou iOS) e tirar uma foto dentro da plataforma. Após o reconhecimento, é possível acompanhar o resultado por outro aplicativo, “Meu INSS” (disponível para Android ou iOS).
Importante lembrar que o reconhecimento facial é feito somente por meio do aplicativo Meu gov.br, não por Whatsapp, SMS e nem ligação.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
A partir de hoje, nascidos em junho podem atualizar cadastro no Caixa Tem
Ministério Público pede a suspensão da investigação de procuradores envolvidos na Lava Jato