Mais de 70% das indústrias brasileiras enfrentam dificuldades para obter matéria-prima

Fatores como a desvalorização do real são responsáveis pela dificuldade das empresas brasileiras em obter recursos

Por: Caroline Ripani | 09 abril - 13:48

De acordo com levantamento mais recente realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 73% das indústrias brasileiras extrativas e de transformação, e 72% das companhias industriais de construção enfrentam dificuldades em obter insumos e matérias-primas nacionais e importadas.

A sondagem foi feita com 1.782 empresas ao longo de fevereiro, e os percentuais foram próximos aos registrados em novembro de 2020, quando 75% e 72%, respectivamente, notaram o problema.

Trabalhador de indústria

Foto: Reprodução/Pixabay

Fatores como a desvalorização do real, que redirecionou parte das matérias-primas e insumos ao mercado internacional, aumentando o custo dos mesmos, são responsáveis pela dificuldade das empresas brasileiras em obter estes recursos.

Como consequência, em fevereiro de 2021, 45% das companhias da indústria extrativa e de transformação afirmaram estarem enfrentando complicações para atender parte da demanda do setor. Na indústria da construção, o percentual é de 30%.

Entre os demais setores que também apresentaram dificuldades em atender a demanda, estão o de metalurgia, veículos automotores, máquinas e equipamentos, móveis, têxteis, celulose e papel, madeira, máquinas e materiais elétricos, produtos de metal, material plástico, outros equipamentos de transporte e produtos diversos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Produção industrial cai em 10 dos 15 locais pesquisados em fevereiro, segundo o IBGE

Inflação fica em 0,93% em março, maior alta para o mês desde 2015

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você