Fome atingiu 19 milhões de brasileiros na pandemia, segundo pesquisa

De acordo com a Rede Penssan, essas pessoas fazem parte de grupo com 116,8 milhões que possuem algum tipo de insegurança alimentar, ou nível de fome

Por: Aline Bueno Silvestre | 05 abril - 20:59

A pandemia de 2020 atingiu ainda mais brasileiros e uma pesquisa revela que 19 milhões passaram fome. Os dados são da Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional). 

Essas pessoas fazem parte de um grupo de 116,8 milhões, que vivem com algum tipo de insegurança alimentar. O valor corresponde a 55,2 dos domicílios do Brasil.

Com a pandemia, fome atingiu 19 milhões de brasileiros

Foto: Reprodução/Pixabay

Para a pesquisa, eles realizaram um Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia. Nos estudos, entre os dias 5 e 24 de dezembro de 2020 eles visitaram casas nas cinco regiões do Brasil.

Pandemia pode colocar Brasil de volta ao Mapa da Fome

Como funcionou a pesquisa?

As perguntas eram principalmente sobre a alimentação entre os meses de setembro e novembro. O período escolhido foi justamente o que o auxilio emergencial foi reduzido para R$300, antes sendo R$600.

Entre aqueles que receberam o auxílio emergencial no período, 28% passaram fome. 37,6% viveram alguma insegurança alimentar mais leve. Entre os que não receberam o auxílio do governo, 10,2% estavam em situação grave ou moderada para a fome.

Por regiões, 18,1% que passavam fome eram do Norte. 13,8% das famílias era do Nordeste, Sul e Sudeste foram agrupadas, representando juntas 6%. Centro-Oeste ficou com 6,9%.

Quando as famílias são de mães solo, apenas 35,9% conseguem garantir a alimentação para todos. Nos homens, esse número vai para 52,5%.

O preço dos alimentos afeta diretamente o consumo da população. Leia a matéria completa para entender porque e como isso acontece.

*Com informações do Portal UOL.

LEIA MAIS:

Doações despencam em 2021 e fome cresce nas comunidades

Preço de cesta de Páscoa sobe quase 30%

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você