Entenda os impactos econômicos do Canal de Suez bloqueado por navio gigante
Navio Ever Given encalhou e fechou a passagem no Canal de Suez
Por: Aline Bueno Silvestre | 26 março - 23:07
Na terça-feira (23), o navio Ever Given, de 400 metros de comprimento e 200 mil toneladas, encalhou no Egito e fechou a passagem no Canal de Suez.
O canal é uma via muito importante para a economia. Isso porque ele é responsável por 10% do comércio marítimo internacional. Ele foi criado para ser uma via artificial para facilitar o trânsito entre a Europa e a Ásia, sem precisar passar em volta do continente africano.

Foto: Reprodução/Twitter
Além disso, pelo canal os navios economizam 9 mil quilômetros que teriam que percorrer dando volta na África.
Com sua grande importância, ele pode ter impactos globais na economia se não for retirado rapidamente. Segundo informações do G1, US$9,5 bilhões em mercadorias por dia são transportadas por lá.
O bloqueio aumentou o valor do frete e isso pode fazer com que o preço das mercadorias aumentem também. Ou mesmo afetar o setor automotivo ainda mais, já que diversos componentes usados na fabricação de carros vêm da Ásia.
A Agência Reuters divulgou ao G1 que os fretes já quase dobraram desde que o navio ficou preso no canal. Isso também pode afetar a exportação de petróleo da Europa para a Ásia. A agência ainda afirma que diversos tipos de produtos passam pelo canal, de grãos até roupas de bebês.
Só na sexta-feira (26), mais de 230 barcos esperavam para passar pelo local, enquanto tentavam desatolar o Ever Given.
LEIA MAIS:
Em discurso no aniversário do Mercosul, Bolsonaro foca em comércio e economia
Governo planeja antecipar 13° salário do INSS e inserir R$ 50 bi na economia