BC eleva a projeção de inflação para 2021
Segundo a entidade, em dezembro de 2020, a projeção de inflação era de 3,4%, hoje é de 5%
Por: Larissa Placca | 25 março - 21:49
Segundo Relatório divulgado nesta quinta-feira (25), o Banco Central elevou a projeção de inflação deste ano para 5%. Segundo a entidade, em dezembro de 2020, a projeção de inflação era de 3,4%.
BC reduz a projeção de crescimento do PIB brasileiro em 2021
A projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está 1,5 ponto percentual acima do centro da meta, que é de 3,75% em 2021.

Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte; Foto: Agência Brasil/Divulgação
O que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA):
É o índice que oferece a variação dos preços no comércio para o público. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país. Então, a projeção é positiva.
Inflação econômica 2021
Nesta quinta-feira (25) foi divulgado o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o documento projetou um aumento de 8% para 41% na chance de a inflação ultrapassar o limite superior da meta de 2021.
Meta de Inflação 2021
Meta de Inflação é uma política econômica que busca diminuir ou manter a inflação baixa. Para isto, é definida uma meta numérica para a inflação e o governo e entidades se comprometem a buscar o cumprimento desta meta fixada. Isto é controlado de um ano para o outro. As metas para 2021 e 2022 são 3,75% e 3,50%, respectivamente.
A meta de inflação tem margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, de acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN).
Taxa de juros básica (Selic)
O documento destaca, caso haja uma alta acelerada na taxa de juros básica (Selic), pode reduzir a probabilidade de não cumprimento da meta para a inflação deste ano. Na semana passada, o Copom elevou de 2% para 2,75% a Selic, primeira alta em quase seis anos.
A Selic é a taxa básica de juros da economia e auxilia no controle da inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país. A taxa Selic se refere à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Variante brasileira do coronavírus é detectada em várias regiões do Paraguai
Pacheco diz que Ministério das Relações Exteriores precisa de mudança
Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: