Banco Central reduz, novamente, a estimativa de crescimento do PIB brasileiro em 2021; Entenda:

O relatório indica que a inflação terá alta, chegando a 4,85%. Ainda segundo o levantamento, o dólar deve ter alta e fechar o ano cotado a R$ 5,37.

Por: Larissa Placca | 12 abril - 21:00

O mercado financeiro reduziu, mais uma vez, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2021. No final do mês de março, o Banco Central (BC), anunciou a redução da projeção do crescimento do PIB de 3,8% para 3,6%.

Agora, de acordo com o Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo BC, as instituições financeiras consultadas estimam crescimento de 3,08% da economia neste ano.

Imagem ilustrativa, mercado financeiro

*Imagem ilustrativa, mercado financeiro; Foto: Agência Brasil/Divulgação

O relatório indica que a inflação terá alta, chegando a 4,85%. Isto porque o mercado prevê novas altas da taxa básica de juros e estima que a Selic encerre o ano em 5,25%. Ainda segundo o levantamento, o dólar deve ter alta e fechar o ano cotado a R$ 5,37.

O que é a Selic?

A Selic, ou Taxa Selic, é a taxa básica de juros da economia. Basicamente, ela influencia todas as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras.

A Selic, definida no dia 17 de março de 2021, foi de 2,75% ao ano. Leia mais.

Se a Taxa Selic diminui:

O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a abaixar as taxas de juros; A inflação tende a subir.

Se a Taxa Selic aumenta:

Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação; Os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

“Minha espada não tem partido” afirma general do exército a Bolsonaro; Entenda a relação do presidente com as forças armadas

Pacheco consultará Secretaria-Geral para avaliar se pode incluir governadores e prefeitos na CPI

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você