Auxílio doença sem perícia presencial deverá ser renovado a cada 90 dias

Os trabalhadores podem começar a solicitar o benefício de forma online

Por: Bianca Antunes | 01 abril - 18:44

Na quarta-feira (31), a autorização pela Lei 14.131/21, que permite auxílio-doença sem a perícia presencial, foi publicada no DOU (Diário Oficial da União). Assim, os trabalhadores podem começar a solicitar o benefício de forma online.

Entretanto, o benefício terá o prazo de validade de 90 dias sem prorrogação e deve ser renovado depois desse período. Ainda não se tem os detalhes da concessão do auxílio, mas a expectativa é que seja o mesmo sistema utilizado no ano passado.

Foto: Divulgação/Agência Brasil

O benefício é dado ao trabalhador que precisa se ausentar do trabalho por conta de doenças por mais de 15 dias. Normalmente, para ter o direito é necessário passar por uma perícia médica que ateste a incapacidade. Porém, em muitas cidades do país as agências da Previdência Social estão de portas fechadas, por conta da covid-19.

Como pedir o auxílio doença online?

Para conseguir o auxílio doença de forma remota é necessário enviar um atestado médico comprovando a doença e suas eventuais complicações. Esse documento precisa ser assinatura de um médico, com o prazo de afastamento previsto e sem rasuras. O pedido deve ser enviado de forma digital pelo Meu INSS, mas isso ainda depende do que dirá o decreto regulador.

LEIA MAIS:

460 servidores são diagnosticados com coronavírus no Palácio do Planalto

União Europeia não consegue cumprir as metas de vacinação estabelecidas para o primeiro trimestre

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: