Vacinas da Covid-19 e da gripe não podem ser tomadas juntas, de acordo com os médicos

Clínicas privadas já iniciaram a vacinação contra a gripe comum, que começa para o público geral em 12 de abril

Por: Sophia Bernardes | 03 abril - 09:46

Em abril dará início a campanha de vacinação contra a gripe. A imunização para o público começa no dia 12 de abril, mas a largada já foi dada nas clínicas privadas.

Os médicos fazem um alerta de que os dois imunizantes não podem ser tomados juntos sob risco de ineficácia, visto que possuem muitas semelhanças com a lista de prioridades entre elas.

Vacina contra a gripe

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

“É preciso um intervalo de 14 dias antes ou depois de tomar uma das vacinas já que um imunizante vai interferir na produção de anticorpos do outro,” diz o médico Roberto Florim. “A vacina da gripe ajuda a não ter sobreposições de infecções. O indivíduo com gripe se adquirir a Covid-19 ou vice e versa, tem chance maior de ter complicações respiratórias.”

No público-alvo de ambas as vacinas estão, por exemplo, os idosos, os profissionais de segurança e salvamento, os professores, os povos indígenas, os profissionais da saúde as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

Vacina da gripe ajuda na pandemia?

A campanha de vacinação da gripe é realizada anualmente contra os vírus gripais mais comuns, a vacinação anual contra a gripe ganha ainda mais importância em 2021, com a pandemia da Covid-19.

Os sintomas das duas doenças se confundem e dificultam o atendimento, além disso uma menor vacinação contra a gripe comum pode pressionar ainda mais o sistema de saúde.

A vacinação contra a gripe vai até junho nas clínicas públicas, mas a recomendação é que o público-alvo tome logo, também em razão da alta nos casos da Covid-19 na ocupação de leitos de UTI.

Depois de junho, as doses ficam disponíveis nos postos de saúde para o público alvo do medicamento.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Após teste positivo de Covid-19, turista fura bloqueio e é perseguida no litoral

Brasil ultrapassa 24 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você