Universidade gaúcha tem projeto de inclusão digital que dá protagonismo aos idosos

Aulas on-line vão de cultura do cancelamento a como fazer um bom churrasco

Por: Sophia Bernardes | 18 abril - 07:07

Na última semana, começou curso on-line sobre o preparo  de churrasco de primeira, que abrangendo a escolha das carnes até os espetos mais adequados.

O que transforma a oficina de aulas ainda mais, é o Carlos Felipe Lopes de Souza, que é um dos alunos da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (Unidi) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foto: Agência Brasil

“Queremos que os idosos sejam também multiplicadores de conhecimento, por isso ajudamos na montagem das aulas, mas o conteúdo é do Carlos, que se interessou em compartilhar sua experiência”, explica Leticia Rocha Machado, Coordenadora do projeto desde a sua criação, em 2009.

Formada em pedagogia, mestrado em gerontologia biomédica e dois doutorados, em educação e informática em educação, ela conta que a Unidi começou com um laboratório de informática: “num primeiro momento, os idosos estavam interessados em mexer no computador. Com o tempo, surgiram novas demandas, como dominar as funções dos smartphones. Nosso objetivo é construir competências para que eles naveguem com segurança na internet, identificando fake news e se protegendo de golpes”.

Com as medidas restritivas, o curso que normalmente duram 6 meses passaram a ser online. A média de idosos são torno de 72 anos, mas a decana tem 87 – 80% são mulheres.

“Optamos por um curso de vídeo depois de recebermos muitos depoimentos sobre angústia e depressão. Decidimos buscar algo leve, mexendo com imagens”, afirmou Doutora Leticia, que lidera uma equipe de seis pesquisadoras. As próximas metas já estão definidas: ampliar o número de idosos multiplicadores de conhecimento e criar influenciadores digitais acima dos 60. “Estão todos mobilizados para mostrar seu potencial”, finalizou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Em SP, idosos enfrentam fila de quase três horas para receber vacina contra covid-19

Comissão aprova isenção de taxas de renovação da CNH para idosos de baixa renda

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você