São Paulo: 70 cidades deixam de preencher sistema com dados sobre vacina contra Covid

Governo de SP recorre ao Ministério Público argumentando que ausência de dados dá espaço para fraudes

Por: Sophia Bernardes | 09 abril - 11:08

Em São Paulo, ao menos 70 municípios deixaram de informar no sistema do governo estadual o andamento da aplicação das vacinas contra a Covid-19.

Dessa maneira, é possível estabelecer uma margem de questionamentos sobre fraudes na vacinação, o que ocasiona em indícios de improbidade administrativa, segundo o Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, em ofício ao procurador-Geral de SP, Mário Sarrubbo, em que expõe a situação.

Vacina contra a covid

Foto: Agência Brasil

A plataforma desses registros é o VaciVida, onde as prefeituras devem fazer o registro nominal de quem recebeu o imunizante, para ajudar no controle e nas informações sobre doses manejadas, fabricantes e data da imunização.

De acordo com o governo paulista, o uso do sistema é simples e 3.500 tablets foram disponibilizados às cidades para que o registro fosse feito.

“Trata-se, como se vê, de mecanismo que assegura a concretização da transparência, da efetividade e da moralidade públicas, capaz de evitar fraudes e desvio de finalidade, além de propiciar controle à rede estadual de saúde da política de imunização em curso”, afirmou o ofício do secretário.

Segundo ele, as prefeituras não estão preenchendo o sistema corretamente ou não estão fazendo nenhum registro. Os municípios já foram alertados e notificados da falha, “em tentativa de resolução amigável do problema, considerando a novidade do sistema eletrônico. Não houve, porém, sucesso”, escreveu.

O governo paulista destaca que a falta de preenchimento do sistema corrompe a transparência e que não permite saber se de fato os grupos prioritários foram imunizados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Vacinação: no Brasil, 22 milhões de pessoas receberam ao menos uma dose de vacina

São Paulo: Justiça autoriza sindicato a comprar vacinas para funcionários do comércio

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você