Prefeitura de Campinas planeja implantar modal ferroviário entre Aeroporto de Viracopos e centro

O projeto de 18km faria ligação entre a região central e o Aeroporto Internacional de Viracopos

Por: Leonardo Fernandes | 25 abril - 10:05

A prefeitura de Campinas, interior de São Paulo, planeja lançar até o fim deste ano uma licitação para implantar um modal ferroviário na cidade. O projeto de 18km faria ligação entre a região central, e o Aeroporto Internacional de Viracopos. O intuito da gestão é apresentar um novo modelo de transporte para a população, e trazer modernidade para o sistema de mobilidade da metrópole.

O edital para o projeto foi enviado para que empresas interessadas apresentem estudos para viabilizar a ideia, e avaliarem a melhor forma de aplicar no modal no território de Campinas. Os interessados devem se manifestar à prefeitura da cidade no prazo de 30 dias, e protocolar as propostas em até três meses.

Leia mais: Aviões de Viracopos distribuem kit intubação para estados

Em 2020, Metrô de SP registrou queda de 43% no número de passageiros

Imagem ilustrativa de metrô. De acordo com secretário de Transportes de Campinas, a gestão ainda não planeja implementar o transporte subterrâneo. Foto: Reprodução/Pixabay

De acordo com o secretário de Transportes de Campinas em entrevista ao G1, Vinícius Riverete, a prefeitura pretende lançar a licitação até o final de 2021 caso estudos comprovem a viabilidade de verba e demanda para a criação do modal. “Claro que precisamos de um estudo mais detalhado para saber se é viável e praticável, em termos de custos. Campinas precisa pensar como a oitava cidade do país e não como um município pequeno”, disse

Segundo Riverete, o tempo de conclusão da obra seria de pelo menos dois anos.

Apesar do projeto do modal, a prefeitura de Campinas não pretende implementar um metrô na cidade. Para o secretário, a demanda para o funcionamento de um sistema de metrôs deveria ser bem maior do que a atualmente registrada com os ônibus.

*Com informações do G1

Leia mais notícias:

Auxílio emergencial para nascidos em setembro começa a ser pago neste domingo

Metrô de São Paulo tem primeiro vagão preparado contra a covid-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você