Manaus inicia vacinação de adultos entre 45 e 49 anos com doenças com comorbidades

Confira quais grupos podem tomar o imunizante e em quais postos de vacinação estão disponíveis

Por: Sophia Bernardes | 06 abril - 11:28

Nesta terça-feira (6), a Prefeitura de Manaus começa a vacinar pessoas entre 45 anos e 49 anos com cardiopatia, diabetes mellitus ou obesidade grave (IMC igual ou maior que 40).

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na capital amazonense, pessoas a partir de 50 anos com comorbidades já estavam sendo imunizadas. Recebem a vacinação também idosos com 60 anos ou mais agentes de segurança pública.

O prefeito da capital comemora, “Manaus é a capital que mais avança na imunização dos diferentes grupos contra a Covid-19, superando as metas de cobertura de 90% de cada grupo e acelerando etapas da campanha com responsabilidade e de acordo com a maior vulnerabilidade da população”.

A campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 segue com o atendimento de todos os grupos anteriores, ainda podem tomar primeira dose do imunizante os idosos de 60 anos ou mais e as pessoas de 50 a 59 anos com diabetes, obesidade e cardiopatias. Os trabalhadores de saúde estão recebendo exclusivamente a segunda dose.

Para tomar a vacina, é necessário documento de identificação original com foto e o CPF, como todas as faixas etárias, mas o usuário precisa apresentar laudo médico que comprove a enfermidade. Os diabéticos que não possuem laudo podem apresentar a receita médica em papel timbrado oficial do SUS (Serviço Único de Saúde) ou da rede particular de saúde. Já em casos de obesidade grave, o usuário pode comprovar essa condição por meio de uma declaração emitida por médico ou por qualquer profissional de saúde de nível superior – enfermeiro, nutricionista, educador físico, farmacêutico.

Com os documentos em mãos, o usuário deve se dirigir ao ponto de vacinação, no dia e horário marcado no sistema Imuniza Manaus, na opção “Consultar 1ª dose”.

Caso a pessoa não tenha conseguido realizar o cadastro no site, ela pode se dirigir a um posto de vacinação mais próximo com os documentos indicados e realizar o preenchimento no local.

Comorbidades da fase atual

  • Diabetes mellitus
  • Obesidade mórbida
  • Cardiopatias: Insuficiência Cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

Agentes de Segurança

Os profissionais da segurança pública da chamada linha de frente, que executam serviços na rua investigação, atendimento de ocorrências, entre outros, como a fiscalização das medidas preventivas contra a Covid-19, estão sendo imunizados.

Os agentes de segurança estão sendo vacinados no Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) (Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste).

Postos de vacinação das 9h as 16h

  • Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, 119, Cidade Nova)
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222, Crespo)
  • Universidade Paulista (Unip) (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro)
  • Universidade Nilton Lins (Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Flores)
  • Clube do Trabalhador do Sesi/AM (Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José)
  • Balneário do Sesc/AM (Avenida Constantinopla, 288, Alvorada)
  • Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) (Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste)

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Fiocruz deve entregar cerca de 1,4 milhão de doses de vacinas a menos em abril

Anvisa alerta riscos da automedicação e do uso de remédios sem orientação profissional

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você