Hospital das Forças Armadas suspende abertura de leitos; Brasília tem 97,84% de lotação nas UTIs

O HFA cortou 20 leitos de UTI previstos num contrato emergencial na pandemia e deixou de abrir outras 25 vagas

Por: Larissa Placca | 10 abril - 14:37

TCU (Tribunal de Contas da União) aponta que o HFA (Hospital das Forças Armadas) cortou 20 leitos de UTI previstos num contrato emergencial na pandemia e deixou de abrir outras 25 vagas de terapia intensiva.

Da mesma maneira que hospitais do Exército, Aeronáutica e Marinha, o HFA está fechado para civis.

Hospital das Forças Armadas

Hospital das Forças Armadas; Foto: Reprodução/Facebook @HFA

A rede pública de saúde em Brasília, cidade que o HFA se localiza, a taxa de ocupação nesta sexta-feira (9) de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 97,84%, segundo o governo do DF. Estão na fila de espera por um leito 333 pacientes.

O HFA ofertou 30 leitos de UTI entre março e novembro de 2020. De dezembro a fevereiro de 2021, foram 20 leitos. Em março, as vagas para pacientes com Covid-19 chegaram a 40.

Em novembro, quando foram suprimidos os 20 leitos previstos em contrato, o HFA atendeu 3.012 pacientes com Covid-19. Os atendimentos feitos em junho (4.028), agosto (3.927) e dezembro (3.838). Em março deste ano, foram 4.432 pacientes atendidos.

O TCU agora investiga possíveis irregularidades por parte de Ministério da Defesa, Exército, Aeronáutica e Marinha ao não abrirem os leitos das unidades militares de saúde destinados a pacientes civis com Covid-19.

Essas unidades tiveram um custo de, pelo menos, R$ 2 bilhões do Orçamento da União em 2020, segundo auditoria do TCU. Leia a matéria completa.

* Com dados da Folha por meio da Lei de Acesso à Informação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Presidente do BC diz que o impacto da segunda onda pode ser maior na saúde, mas que a economia já aprendeu a conviver com isso

Sem Ernesto Araújo, Governo brasileiro tenta se reaproximar da China

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você