Governo faz parceria com empresas privadas para revitalizar bacias hidrográficas

O Programa águas brasileiras conta com o apoio de 10 empresas

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 22 março - 13:10

Nesta segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, o governo anunciou que está fechando uma parceria com 10 empresas para financiar projetos de revitalização das principais bacias hidrográficas brasileiras. 

Desde de dezembro, o Ministério de Desenvolvimento Regional  propõe o Plano Água para as empresas. No total, foram selecionadas 26 propostas, englobando mais de 250 municípios de 10 Estados. A ideia é utilizar de forma sustentável os recursos naturais e melhorar a qualidade e a disponibilidade de água. 

Rio Solimões

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho “O Brasil tem 12% das reservas de água doce no mundo, somos privilegiados. Porém, tratamos muito mal essas águas […] A água é tão importante que significa essencialidade da indústria, do comércio, do turismo, da irrigação do esgoto, da agricultura. Enfim, a vida”

16 dos projetos serão focados na Bacia do Rio São Francisco, dois para o Rio Taquari, dois para o Rio Parnaíba e seis para o Rio Tocantins-Araguaia.  

Entre as propostas, estão a recuperação das matas ciliares, a preservação de nascentes; a recuperação de áreas já degradadas; proteção e recuperação de áreas de preservação permanente e  implantação de sistemas florestais , tudo voltado para o desenvolvimento regional, focado em garantir água em quantidade e qualidade para a população.

Até agora as empresas que fazem parte do programa são: Stone, MRV Engenharia, Ambev, Anglo American, Rumo Logística, Vale S.A, Engie Brasil, Caixa, Bradesco e JBS. De acordo com Marinho, futuramente está prevista a integração de outras 15 empresas. 

O que é uma bacia hidrográfica?

As bacias hidrográficas correspondem a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. O Brasil é um país abundante na disponibilidade de água doce, cerca de 14% das reservas mundiais estão em território nacional, no total são 12 bacias hidrográficas espalhadas pelo país. 

LEIA MAIS

Bolsonaro quer garantir foro privilegiado a Pazuello antes de substituição

Museus do Rio de Janeiro suspendem visitas por três semanas

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: