Metropolitana FM

Fundação Pró-Sangue orienta fazer doação antes da vacinação contra a covid-19 ou gripe

A fundação Pró-sangue tem estimulado pessoas a doarem sangue para hospitais antes da imunização, a campanha de vacinação contra a gripe influenza começou na segunda-feira (12). 

Segundo a fundação, as campanhas de vacinação sempre influenciam a doação de bolsas de sangue. O protocolo do Ministério da Saúde recomenda às pessoas a aguardar 48 horas antes de doar. 

Fotos: João Viana/Semcom

Vacinas da Covid-19 e da gripe não podem ser tomadas juntas, de acordo com os médicos

Relembrando que o Ministério da Saúde prorrogou os prazos de doação para quem tomou a vacina contra o coronavírus. As pessoas que receberam o imunizante do Instituto Butantan, Coronavac, precisam esperar ao menos 48 horas para realizar a doação. No caso da vacina AstraZeneca/Oxford, o intervalo recomendável é de sete dias. 

A vacinação contra a gripe

A campanha de imunização contra a gripe começou no dia 12 de abril. De acordo com o Ministério da Saúde, o processo de vacinação contra a influenza deve se estender até 9 de julho. A prioridade neste primeiro mês será dada às crianças de seis meses a até seis anos de idade, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores de saúde.

A expectativa é que 79,7 milhões de pessoas sejam vacinadas. Impedir que o sistema de saúde seja ainda mais sobrecarregado, está entre os objetivos da campanha de imunização da gripe. O vírus influenza também pode ser letal ao afetar o sistema respiratório, principalmente com a chegada do outono, quando há queda de temperatura e os casos tendem a aumentar.

O ministério da Saúde orienta que as pessoas do grupo prioritário para as duas vacinas – covid e gripe – deem preferência à imunização contra o coronavírus. Além disso, é necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

LEIA MAIS

Após aumento dos números, OMS alerta sobre seriedade da Covid, “esta doença não é gripe”

Vacinação contra a gripe será em estabelecimentos de ensino na cidade de São Paulo

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

BOMBOU!

Você também vai gostar: