Dois jornalistas são agredidos durante manifestações pró-Bolsonaro

As agressões ocorreram nas cidades de Belo Horizonte e Salvador

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 16 março - 14:01

Dois jornalistas foram agredidos na segunda-feira (15), enquanto trabalhavam na cobertura de manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro. As agressões ocorreram nas cidades de Belo Horizonte e Salvador.

Em ambos os casos, os profissionais foram impedidos de filmar ou fotografar a manifestação pelos apoiadores do presidente. Em Belo Horizonte um fotógrafo do jornal Estado de Minas foi agredido com um capacete e foi alvo de xingamentos. 

manifestação

Foto: Rede Social/Reprodução

Em Salvador, a fotojornalista do jornal Correio, Paula Fróes, foi cercada pelos manifestantes enquanto trabalhava cobrindo um protesto no bairro da Mouraria, região central da capital baiana, e foi alvo de diversas ofensas. 

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) emitiu uma nota repudiando as agressões. No caso de Minas Gerais, a entidade pediu a identificação dos agressores e que após o reconhecimento, sejam encaminhados à justiça. Em Salvador, ao menos um dos agressores já foi identificado.

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) também divulgou uma nota condenando o caso em Salvador. O episódio foi classificado como “mais uma cena abjeta destes tempos sombrios, em que o ativismo político é rebaixado a isso, com o estímulo da principal autoridade do país.”

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia também se manifestou. “O que aconteceu com a jornalista Paula Fróes, é apenas a continuidade da escalada de agressões contra a imprensa.” 

Segundo a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), o ano de 2020 foi o mais violento para jornalistas no Brasil. De acordo com a entidade, os ataques à imprensa tiveram um aumento de mais de 100%.

LEIA MAIS:

Policiais planejam manifestação contra Bolsonaro

Manifestantes fazem protesto contra Doria e pedem o fim das restrições da fase vermelha

 

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você