Canal de Suez pode ficar semanas bloqueado após meganavio encalhar

O cargueiro impede a tráfico marítimo de comércio Ásia-Europa

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 25 março - 17:28

Especialistas apontam que pode levar dias ou semanas para desencalhar o meganavio Ever Given que está bloqueando desde de terça-feira (23) o trânsito no Canal de Suez, a principal rota do comércio Ásia-Europa.

O canal é considerado umas das principais passagens náuticas do mundo. Equipes estão tentando manobrar o navio que pesa 220 mil toneladas e possui 400 metros de comprimento. 

Navio Canal de Suez

Foto: Reprodução/ Reuters

A estratégia utilizada pela Autoridade do Canal de Suez (SCA) tem sido escavar a área onde o navio está preso e empurrá-lo a partir do solo usando grandes rebocadores para fazê-lo flutuar.

Mas, segundo fontes, ela não está funcionando e nesta quinta-feira (25) equipes de resgate da Holanda e do Japão foram convocados para estruturar novamente os planos para desencalhar o navio.

O CEO da empresa especializada em dragagem Boskalis, enviou uma equipe ao local e afirmou a um canal de TV da Holanda que os dados sugerem que “não é possível soltá-lo” e que provavelmente será preciso descarregá-lo, um processo que pode levar semanas. 

O Canal de Suez

O Canal de Suez é uma abertura artificial construída no território egípcio para conectar os mares Vermelho e Mediterrâneo e permitir a comunicação marítima entre a Europa e Ásia sem a necessidade de contornar o continente africano.

Suez é responsável por quase um terço do tráfego marítimo mundial, e a sua rota concentra grande parte do petróleo transportado por mar.  Segundo dados, cerca de 50 milhões de dólares em tráfico marítimo foram interrompidos pelo navio encalhado.

LEIA MAIS

Sem concorrência? Entenda porque a Petrobrás é um monopólio na produção de combustível

China tem salto no investimento estrangeiro em 2021

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você