Versamune MCTI: Testes da vacina 100% nacional devem começar ainda em 2021

A declaração foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, na última segunda-feira (5)

Por: Caroline Ripani | 06 abril - 14:15

Na última segunda-feira (5), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes afirmou que o governo espera que as fases de testes da vacina Versamune MCTI ocorram ainda este ano. O imunizante 100% brasileiro foi encaminhado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para aprovação.

As fases de teste 1 e 2 irão contar com a participação de 360 pacientes cada. Já a fase 3, responsável por testar o imunizante em um grupo maior e mais diversificado de voluntários, contará com 20 mil pessoas.

Profissional da saúde aplicando vacina no braço de uma pessoa

Foto: Reprodução/Freepik

Pontes cogitou a aceleração emergencial da fase 3 da vacina, assim como aconteceram com outros imunizantes já aprovados pela Anvisa. “Esperamos que os testes aconteçam ainda neste ano, pelo menos para ter uma abertura em emergência da fase 3. Havendo eficiência e segurança comprovadas, a vacina será usada aqui no Brasil”, declarou.

Em meio ao surgimento de novas variantes do vírus, o ministro também ressaltou a importância de uma vacina 100% nacional, com o propósito de atender de forma rápida a população brasileira.

“Cada vez que temos uma mutação dessas, se dependermos completamente do exterior para fazer modificações, principalmente se as mutações forem com características exclusivas do país, fica difícil. Demora muito tempo e perdemos muita gente. Não queremos isso. Poder controlar rapidamente a tecnologia e os insumos é essencial”, disse Pontes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

OMS não apoia a adoção de passaporte de vacinação contra Covid-19

São Paulo: Justiça autoriza sindicato a comprar vacinas para funcionários do comércio

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você