Variante parecida com cepa sul-africana é identificada em Sorocaba (SP)

O indivíduo infectado, no entanto, não viajou à África, nem teve contanto com pessoas que foram ao país

Por: Caroline Ripani | 31 março - 15:58

Nesta quarta-feira (31), foi confirmada pelo coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, a identificação de uma variante da covid-19 semelhante à cepa da África do Sul . O caso ocorreu em Sorocaba, interior de São Paulo.

Menezes em coletiva no Palácio dos Bandeirantes declarou que “não é uma variante nova, mas é nova no Brasil. Não temos ainda mais detalhes sobre esse caso, é a informação que recebi até o momento”.

Representação em 3D do novo coronavírus

Foto: Reprodução/Nexu Science Communication/Reuters

Segundo Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, o material genético do paciente já foi analisado, e ele além de não ter histórico de viagem à Africa do Sul, também não teve contato com pessoas que foram ao país.

Covas explicou que “embora não haja histórico de viagem ou contato com viajantes do país, também existe a possibilidade que seja uma evolução da nossa P.1”.

A P.1, como ficou conhecida a variante brasileira do vírus descoberta em Manaus, assim como a cepa da África, tem um potencial de transmissão maior que a versão original do novo coronavírus, e é apontada por especialistas como um dos motivos responsáveis pelo aumento de casos da doença no país.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Israel detecta nova cepa do coronavírus

Variante britânica do coronavírus têm mortalidade mais alta que as outras

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: