Vacinação: ritmo de aplicação da primeira dose de imunizante contra Covid despenca no Brasil

No domingo (18), número de aplicações foi o menor desde 21 de março

Por: Maria de Toledo Leite | 19 abril - 18:47

Neste domingo (18), o Brasil aplicou 155.701 primeiras doses de vacina contra a Covid-19, o número mais baixo registrado desde o dia 21 de março, quando 83.711 pessoas receberam a primeira dose de imunizante. Na sexta-feira (16) e no sábado (17), a quantidade de segundas doses aplicadas superou a de primeiras aplicações.

Até o domingo, 26.180.254 brasileiros receberam a primeira dose, o que representa 12,36% da população do país. A segunda aplicação foi feita em apenas 4,53% dos brasileiros, sendo que 9.594.276 pessoas a receberam.

Foto: GovAmapá

Os números recentes assustam profissionais da saúde e especialistas que apontam que o Brasil teria condições de aplicar cerca de 1,5 milhões de doses por dia. A baixa quantidade indica uma diminuição preocupante do ritmo da imunização contra Covid-19 no país.

Até agora, a vacinação já foi interrompida em diversos lugares do país pela falta de imunizantes. Só na semana passada, seis capitais suspenderam a aplicação da primeira dose de vacina. Com a vacinação suspensa em certas regiões e atraso na entrega de vacinas, cientistas apontam a dificuldade de avanço da campanha.

A aplicação da primeira dose está em queda no país desde 14 de abril, quando 523.208 pessoas receberam a primeira aplicação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

“A falta de uma estratégia nacional centralizada de vacinação estão levando o país a uma catástrofe”, diz ONU ao Brasil

Brasil possui maior taxa de mortalidade por covid-19 na América e a 13º do mundo

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você