USP nega a eficiência da “imunidade de rebanho” pela Covid-19

"Ao contrário, as condições de intensa e contínua transmissão favorecem a aparição de novas variantes do vírus", diz o documento

Por: Larissa Placca | 31 março - 23:37

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) divulgou nota, nesta quarta-feira (30) criticando a estratégia de imunidade coletiva, também chamada de ‘imunidade de rebanho’, como forma de controlar a covid-19.

Deputado denúncia Bolsonaro por ter “agido de modo intencional ao não enfrentar a pandemia”

Os pesquisadores afirmam que é ineficiente deixar com que os casos da covid contagiem leve ao seu próprio controle, justificando que uma pessoa infectada não ganha imunidade contra o vírus.

pesquisadora

Foto: Agência Brasil/Divulgação

“Ao contrário, as condições de intensa e contínua transmissão favorecem a aparição de novas variantes do vírus”, diz o documento.

A nota afirma, também, que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma e reforça que a imunidade coletiva por contágio não é uma opção a ser considerada, tanto por razões científicas, como por razões éticas e jurídicas, por envolver a prática de crimes comuns.

“Trata-se de uma estratégia que implica no sofrimento, em sequelas e mortes que poderiam ser evitadas caso um governo cumprisse seu dever de conter a propagação do vírus, prevista no Regulamento Sanitário Internacional.”

Denúncia contra Bolsonaro por propor a “imunidade de rebanho”

O deputado federal Reginaldo Lázaro Lopes (PT-MG), nesta terça-feira (30), apresentou uma notícia-crime contra o presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o documento, Bolsonaro teria de modo intencional ao não enfrentar a pandemia.

De acordo com a denúncia, desde o início da pandemia e “de modo consciente e deliberado (com intenção)”, Bolsonaro teria escolhido a “imunidade de rebanho”.

O que é Imunidade de Rebanho?

Imunidade de grupo ou efeito rebanho são expressões usadas na infectologia, quando a sociedade chega num nível de infectados e começa a se auto imunizar frente ao agente externo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Ministério da Defesa define novos comandantes das Forças Armadas

Ministro da Educação defende veto no projeto que garantia internet a alunos e professores

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você