Uso da vacina Oxford/AstraZeneca é suspenso em menores de 55 anos no Canadá

Também foi solicitado uma nova análise acerca dos riscos do imunizante com base em gênero e idade

Por: Caroline Ripani | 30 março - 17:38

Autoridades de saúde canadenses afirmaram que não aplicarão mais a vacina Oxford/AstraZeneca em pessoas com menos de 55 anos. Também foi solicitado uma nova análise acerca dos riscos do imunizante com base em gênero e idade.

A decisão é motivada pelos casos de trombose, que podem levar à morte, sendo relatadas principalmente em mulheres jovens após a vacinação com o imunizante. Nesta terça (30), foram registrados 31 casos, dentre eles, nove mortes por trombose em indivíduos que tomaram a vacina Oxford/AstraZeneca na Alemanha.

Frascos contendo vacina Oxford/AstraZeneca

Foto: Reprodução/Dado Ruvic/Reuters

Segundo o Conselho Nacional de Aconselhamento de Imunização (Naci), a taxa de incidência de coágulos não é clara, mas se identificados e tratados precocemente, mais mortes poderão ser evitadas.

Em recomendação por escrito, o Naci declarou que “com base no que se sabe neste momento, existe uma incerteza substancial sobre o benefício de se oferecer a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca a adultos de menos de 55 anos”.

A AstraZeneca respondeu por comunicado que respeita a decisão tomada pelo Conselho, e que trabalha ativamente com a avaliação das autoridades de saúde canadenses.

*Com informações da Reuters.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Após ter dados questionados, AstraZeneca reduz eficácia de vacina para 76%

Dinamarca prorroga suspensão da vacina Oxford/AstraZeneca

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você