Um a cada 4 municípios relata falta de vacinas contra Covid para aplicar 1ª dose

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios apurou a situação em 2.096 prefeituras

Por: Maria de Toledo Leite | 23 abril - 16:36

Cerca de um a cada quatro dos municípios teve que interromper a vacinação contra Covid-19 nesta semana por falta de imunizantes para a aplicação da primeira dose. Os dados foram coletados por um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que analisou a situação em 2.096 prefeituras entre os dias 19 e 22 de abril.

O levantamento também mostrou que em pelo menos 182 municípios há pacientes intubados em Unidades de Pronto Atendimento (Upas).

Foto: Aluisio Moreira/SEI

Outro ponto analisado foi a disponibilidade dos chamados “kit intubação”, formado por medicamentos essenciais para a intubação de pacientes em estado grave de Covid, e do oxigênio hospitalar.

Os dados mostram que 24,3% dos municípios ouvidos (499) estão sem vacina para aplicar a primeira dose, 28,1% deles (591) correm grande risco de ficarem sem “kit intubação” e 8,1% dos municípios consultados (171) estão em alto de ficarem sem oxigênio hospitalar.

A lista dos quase 500 municípios sem vacinas para a primeira dose não foi divulgada pelo CNM. No entanto, no último dia 15, seis capitais já tiveram a aplicação suspensa por falta de imunizantes, são elas Florianópolis, Goiânia, Maceió, Rio Branco, Salvador e João Pessoa.

Nesta quinta-feira (22), a aplicação de segunda dose da vacina Coronavac foi suspensa em Cajamar, município da Grande São Paulo. De acordo com a administração local, o motivo foi a falta de doses.

Em relação ao “kit intubação”, a quantidade de municípios em risco iminete de ficarem sem os medicamentos diminuiu desde o início de abril. Na primeira semana, eram 1.207 municípios em risco, na segunda, 975, e na terceira 591.

Desde janeiro, o Brasil aplicou 39.283.518 doses, sendo que 27.945.152 delas foram primeiras aplicações e 11.338.366 segundas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Anvisa termina inspeção em fábricas da vacina contra covid Sputnik V

Fiocruz diz que número de óbitos por covid-19 em jovens continua subindo

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você