UFMG descobre possível variante do coronavírus com 18 mutações em BH e Região Metropolitana

Ela tem traços presentes em outras mutações relacionadas com o aumento da letalidade

Por: Maria de Toledo Leite | 07 abril - 18:31

Foi detectada uma nova variante do coronavírus em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Nela, dois dos genomas do vírus apresentam 18 novas mutações, sendo que parte delas já foi encontrada em outras variantes que estão associadas com o aumento no risco de morte.

A nova variante foi descoberta pelo Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini, junto com o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a prefeitura de BH.

Um terço dos recuperados da covid-19 sofre com distúrbios neurológicos ou mentais

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo os estudos, os genomas apresentam mudanças em várias partes. Além disso, também foi notado que a nova variante tem algumas características em comum com a P.1, descoberta em Manaus, a P.2, encontrada no Rio de Janeiro, a B.1.1.7, do Reino Unido, e a B.1.1.351., sul-africana.

O virologista da UFMG, Renato Santana, disse que é como se as variantes estivessem “evoluindo”. De acordo com ele, mesmo sendo cedo para afirmar se a nova variante é mais transmissível ou severa, ela tem mutações que já estão nas encontradas anteriormente e que já foram associadas à maior mortalidade.

As amostras coletadas para o estudo foram pegas nos dias 27 e 28 de fevereiro e não existe nenhum vínculo entre as pessoas que as portavam, o que reforça a possibilidade de que a nova variante já está em circulação.

Além disso, Santana afirmou que tudo indica que as pessoas contaminadas não fizeram viagens internacionais ou tiveram contato com outros estados, mas ainda não se sabe exatamente quando e onde ela surgiu.

Possíveis impactos da variante na eficácia das vacinas também ainda precisam ser analisados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Coronavac: Estudo aponta eficácia do imunizante contra variante brasileira

“Não vai ter lockdown nacional”, garante Bolsonaro

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você